Um violento terremoto de magnitude 7.5 atingiu a província de Ishikawa, na ilha de Honshu, na costa oeste do Japão pouco depois das 16 horas, hora local, neste dia primeiro de janeiro de 2024.
Imagem da localização I Painel Global
O poderoso tremor foi estimado em 10 quilômetros de profundidade pelo USGS e disparou grande alerta de tsunami em toda extensão do Mar do Japão.Considerando a magnitude e a baixa profundidade em que ocorreu o evento, este tremor tem potencial suficiente para causar pesados danos e vítimas fatais caso tenha ocorrido abaixo de locais populosos
As evacuações são obrigatórias e estão ocorrendo em diversas localidades da costa oeste do Japão nas próximas horas. As informações locais e oficiais são de ondas que poderão atingir até 3 metros na costa central e de 20 centímetros até 1,20 metros nas faixas litorâneas ao sul e ao norte da costa.
Mais cedo havia estimativa de ondas perigosas de até 5 metros na costa central.
Toda costa banhada pelo Mar do Japão entrou em alerta de tsunami com ondas de até 5 metros na faixa rosa, 3 metros na faixa vermelha e até 1,20 metros na faixa amarela. Crédito: divulgação/reprodução NHK/Portal Mie
Também há informações de alerta de tsunami em vigor para partes da Coreia do Norte e da Rússia com ondas de 30 cm a 1,20 metros e para a Coreia do Sul com ondas de até 30 cm.
De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor ocorreu a 42 quilômetros a nordeste de Anamizu às 7:10 UTC e pelo menos 15 réplicas já foram reportadas nas últimas horas.
Ondas perigosas estão previstas para atingir a costa oeste do Japão nas próximas horas. Crédito: divulgação/reprodução NHK via X (twitter)
Há grandes danos reportados pela imprensa estatal NHK como incêndios em mais de uma dezena de casas e uma indústria, moradias e estabelecimentos destruídos e ruas e avenidas, que tiveram o asfalto levantado. Não há informações precisas do número de feridos ou vítimas até o momento.
As companhias aéreas cancelaram os serviços e o transporte ferroviário de trem-bala está suspenso em várias localidades.
Painel Global
Comentários